quarta-feira, 11 de julho de 2012

Os 18 “manos” que formam a melhor geração brasileira em décadas


Créditos: Globoesporte.com
Muito se fala da renovação da seleção brasileira, um processo que começou logo após o fiasco na copa de 2010, onde nossa seleção acabou ficando nas quartas de final numa fatídica derrota para a seleção holandesa, comandada por Rooben e Sneijder. Naquela oportunidade, Dunga optou por não convocar Neymar, até então a sensação do futebol brasileiro na época. Passado o fiasco e a demissão do técnico campeão do mundo em 94, Mano Menezes foi o escolhido para liderar a renovação da maior seleção do mundo.

 Logo na primeira convocação o técnico gaúcho não hesitou e acabou convocando os dois jovens do momento, Ganso e Neymar, para um amistoso da seleção brasileira contra os Estados Unidos, jogo vencido pela seleção canarinha por 2 a 0. Desde então a seleção comandada por Mano Menezes passou por altos e baixos, gerando desconfiança na maioria dos brasileiros esperançosos por uma boa campanha na copa de 2014 e nos jogos olímpicos de Londres em 2012.


Em 2011 a seleção brasileira participou do sul-americano sub-20, realizado no Peru. A seleção comandada por Ney Franco, hoje técnico do São Paulo, estava repleta de craques e apostas para o futuro. Dentre os convocados estavam Neymar, Lucas, Oscar entre outros jovens promissores. O resultado de um elenco forte e jovens craques foi a conquista do campeonato por parte da seleção brasileira, na ocasião o Brasil goleou os vizinhos uruguaios por 6 a 0. O resultado classificou a equipe para o mundial sub-20 de 2011, realizado na Colômbia.

Sem Neymar e Lucas, já “efetivados” como jogadores da seleção principal, Ney Franco tinha a missão de continuar a formar a equipe olímpica de Mano Menezes. Desta vez a maior estrela do time era o até então coadjuvante Oscar, meia do Internacional. Oscar foi importantíssimo na campanha da seleção campeã. O meia foi o autor dos três gols do Brasil na final contra Portugal, vencida por 3 a 2. Com dois títulos em menos de um ano a base para as olimpíadas estava montada.

Chegada a época de montar a seleção que irá buscar o título olímpico, Mano Menezes não tinha dúvidas quanto aos 15 convocados com menos de 23 anos para a disputa da competição. Dentre os “manos” escolhidos, oito estiveram ou no título sulamericano, ou no campeonato mundial. 

Diante de resultados positivos a confiança nos jogadores aumentou, principalmente por termos jovens que não só são titulares, como são protagonistas da equipe onde jogam. A geração 2014, sonhada por tantos brasileiros, da mostras que está no caminho certo. As desconfianças sempre vão existir, mas cabe aos jogadores fazer com que elas sejam menores com a aproximação do mundial de 14. Mano Menezes optou por levar Thiago Silva, Marcelo e Hulk como jogadores acima de 23 anos. Na humilde opinião deste que vos escreve, uma ótima escolha do técnico brasileiro, que leva à Londres o Melhor zagueiro do Mundo, O melhor lateral esquerdo do mundo e o contestado, mas eficiente, Hulk.

Alguns dados interessantes da seleção Olímpica:

  • Segundo o Transfermark.uk, a seleção vale ao todo 274 milhões de euros, sendo Thiago Silva, um dos jogadores acima de 23 anos, o mais caro dentre eles valendo 38 milhões de euros 
  • Seis jogadores da seleção jogam no Brasil: Rafael, Ganso e Neymar do Santos. Lucas e Bruno Uvini, do São Paulo. Oscar e Leandro Damião, do Internacional. 
  •    Somente Thiago Silva participou da Copa do Mundo de 2010, mesmo assim o jogador do Milan era reserva de Lúcio e Juan.
  •  O Brasil nunca conquistou uma medalha de ouro no futebol, entretanto, nossa seleção têm duas medalhas de prata e duas de bronze.
 Wallpapper para os fãs da seleção brasileira:


Nenhum comentário:

Postar um comentário