terça-feira, 15 de maio de 2012

James "Bond" Rodríguez

Nome Completo: James David Rodríguez Rubio

Idade: 20 anos
  
País: Colômbia 

Altura: 1.80 m 

Peso: 80kg 

Clube atual: FC Porto

Pé: Esquerdo

Posição: Meio-campo ofensivo, Meia Esquerda, Ponta esquerda e Segundo atacante.

Valor de mercado: 13.000.000 € ( transfermarkt.co.uk)

 


 
James atuou durante toda a juventude no Envigado Fútbol Club, equipe da primeira divisão colombiana. O jogador começou sua carreira profissional em 2007 no clube  que defendera durante toda a infância e adolescência, e após se destacar no clube da região metropolitana de Medelín, foi promovido à categoria profissional do Envigado. As atuações do jovem ajudaram a equipe colombiana a ser campeã e consequentemente promovida à primeira divisão do campeonato Colombiano.

 O futebol do jovem agradou diversas equipes colombianas e sul-americanas, que viram no jogador de 16 anos uma grande talento com a perna esquerda. James foi vendido ao Banfield. O clube argentino venceu a disputa contra as equipes locais e assegurou o futebol do jovem promissor. E a promessa não demorou a dar frutos à equipe argentina, além de colecionar feitos como ser o primeiro jogador da história da liga Argentina a jogar todas as partidas do campeonato, James marcou gols que ajudaram o Clube de Buenos Aires a ser campeão Argentino pela primeira vez na história. Com apenas 17 anos, James "Bond" Rodriguez já escrevia seu nome na história de umas das maiores ligas do mundo.

James manteve o seu bom futebol, e na copa libertadores de 2010 teve grande destaque, marcando gols e dando assistências. A equipe argentina se classificou para as fases decisivas da Taça continental. Nos cruzamentos para definição de adversários, o clube Portenho encarou o Internacional de Porto Alegre, e James teve participação decisiva. O jogador foi expulso na partida de volta das oitavas de final, mesmo ganhando o primeiro jogo por 3 a 1 na Argentina, o Banfield foi desclassificado após perder por 2 a 0 em Porto Alegre. As competições Internacionais acabariam para James Rodrigues naquela temporada.

A promessa colombiana foi vendida ao FC Porto em Julho de 2010 por aproximadamente 5 milhões de euros, e com uma cláusula de rescisão que gira em torno de €30 mi. Fez sua estreia pela equipe portuguesa no dia 18 de julho daquele mês, em partida amistosa entre Porto e Ajax. As boas atuações nas conquistas Do Porto em 2009 e 2010, fizeram com que James renovasse seu vínculo com o clube português até 2016, aumentando assim sua multa rescisória para 45 milhões de euros.


O jovem Conquistou durante dois anos com o FC Porto Duas Ligas Portuguesas (2010/2011-2011/2012), uma Liga Europa (2010/2011), duas supertaças de Portugal (2009/2010 - 2010/2011) e uma Taça de Portugal (2010/2011). Tantos títulos em tão pouco tempo fizeram com que a jovem estrela sul-americana fosse vista por grandes times do velho continente. Sir Alex Ferguson, técnico do Manchester United, disse abertamente que deseja contar com o futebol de James Rodriguez, mas o maior entrave é a alta multa rescisória e a forte resistência do clube português, que não deseja perder um de seus melhores jogadores.

Análise

James "Bond" Rodriguez é um excelente jogador, e mostra isso com números. Ao longo da carreira, o jovem de 20 anos já conquistou diversos títulos com o Porto, e grande parte dos gols da equipe portuguesa tem a participação do jogador colombiano. Seja dando assistências para Falcão Garcia e Hulk nos títulos da Liga Europa de 2011 e na Liga Zon Sagres do mesmo ano, ou marcando Gols (13 na temporada 2011/2012).

A perna esquerda do jogador é um dos seus pontos fortes. Tiros de longa distância, com curva, colocados, são suas especialidades. Além da finalização como forte característica, James lembra muito o português Cristiano Ronaldo com seus dribles  rápidos que impressionam até mesmo os melhores zagueiros da Liga Zon Sagres. O atleta consegue mudar o rumo da jogada em fração de segundos, o que facilita sua vida e da equipe para fazer assistências e marcar gols. James é especialista quando o assunto é servir os companheiros, só em 2011/2012, 11 passes finais saíram dos pés do Colombiano.
 
 
Jogar no esquema 4-3-3 é a especialidade de "Bond" Rodriguez. Tanto na seleção colombiana, quanto no Porto, o jovem atua como ponta esquerda, fazendo um esquema com os brasileiros Hulk, aberto pela direita, e Kléber, como centroavante quando atua com a camisa azul e branca. Na seleção Colombiana, James atua da mesma forma, mas com Ádrian Ramos aberto pela direita e Falcão Garcia centralizado. Jogar no mesmo esquema tático facilita a adaptação do jovem de 20 anos naquela posição, mas ao mesmo tempo pode prejudica-lo quando uma mudança de esquemas táticos for necessária.

James brilha na Liga Portuguesa, mas a maior dúvida é se o atleta pode alcançar voos maiores fora do território lusitano. O Canhoto ainda precisa mostrar seu futebol fora de Portugal, para se credenciar como um dos melhores jogadores sul-americanos da atualidade, algo que fatalmente ocorrerá, visto que a mudança do FC Porto para outra equipe europeia é quase certa.

Nota do Jogador: 8.5 

Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário