domingo, 25 de março de 2012

Promessas que não deram certo. Episódio 1: Ramón Osni.




O blog vai começar uma série sobre promessas que não deram certo. Sempre falamos sobre jovens que são estrelas, mas desta vez falaremos sobre aqueles que não só decepcionaram os torcedores, como hoje estão "desaparescidos" no cenário do futebol. O primeiro capítulo desta série abordará Ramón, jovem revelado pelo atlético Mineiro que hoje luta para manter o "peso ideal" e poder jogar no futebol Pernambucano.



Ramón Osni

Vindo da base do Atlético Mineiro, Ramon sempre se destacou em todas as categorias que jogou quando jovem, o que acabou lhe rendendo uma convocação para a seleção sub-17 em 2005, ano em que se profissionalizou. O jovem revelado pelo galo começou muito bem sua carreira como profissional, apesar do time mineiro estar passando por momentos difíceis, Ramón conquistou o coração da torcida atelticana, e com boas atuações,juntamente com Bruno(ex-Flamengo) era uma das apostas dos mineiros para não descer à série b no ano de 2006, o que infelizmente não aconteceu.

Ramón com a camisa da Seleção brasileira sub-17

Juntamente com Renato e o Goleiro Bruno, ambos companheiros de Atlético em 2005, Ramón foi vendido para o Corinthians. A negociação foi intermediada pela MSI, parceira do clube paulista na época. Com poucas e fracas atuações em 2006 no clube paulista, o jogador foi vendido ao CSKA da Rússia, onde repetiu o fracasso no Brasil e marcou somente um gol em dois anos no clube de Moscou. Neste meio tempo Ramón foi emprestado ao Krylia Sovetov, onde também não conseguiu se firmar.

O jovem, alegando problemas emocionais, fez um apelo aos dirigentes do CSKA para que o emprestassem para algum clube brasileiro, Ramón tinha a esperança de recuperar o bom futebol do Atlético Mineiro. Em meio a empréstimos para Flamengo e Bahia, Ramón continuou tendo problemas extra-campo, festas, alimentação, indisciplina, foram alguns dos problemas que atrapalharam Ramón Osni a se firmar no Rubro Negro e no Tricolor de Aço. 

O jogador de 23 assinou com o Náutico no começo de 2012. Na ocasião circulou pela internet uma foto do jogador visivelmente fora do peso , o que chocou boa parte dos torcedores que tinham Ramón como um bom jogador e promessa para o futuro do futebol.

Ramón Visivelmente fora do peso. Cédito: Nautico.com

"Por que não deu certo?"

Porque Ramón é baladeiro, esta é a resposta que mais se ouve dos torcedores onde o jogador passou. Visto nas "noites" de São paulo, Salvador, Belo Horizonte, e até mesmo da Rússia, o jogador colecionou polêmicas por onde passou, e atitudes como essas não são facilmente aceitas por boa parte das "torcidas de massa" dos clubes onde o jovem jogou.

É verdade que Ramón era um bom jogador, subiu para o profissional do atlético mineiro com apenas 16 anos e acabou ganhando a confiança da carente torcida atléticana, que o tinha como o "salvador da pátria" , o que não aconteceu. Foi criado sobre o jogador o natural "Hype", quando algum jovem começa a se destacar perante aos demais, o que fez Ramón achar que ele poderia ser mais do que realmente tinha capacidade. Não que Ramón seja ruim, ele só não é nem de longe o que falaram e esperavam dele.

Mas a culpa de Ramón ter se tornado, ou melhor, não se tornado aquilo que se esperava dele, é totalmente do próprio jogador, que não tinha e nem tem nenhum compromisso com o clube e também com a torcida que o apoia por onde passa. Colecionado lesões e a famosa "preguiça brasileira" o jovem conseguiu ser odiado na maioria dos clubes que jogou, o que acabou acelerando o processo de "destruição" da sua carreira.

Ramón é novo, têm apenas 23 anos, o que lhe da margem para pensar melhor suas atitudes e agir como um atleta profissional,o que, na minha opinião, não vai acontecer. Ramón Osni acabou para o futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário