sábado, 17 de março de 2012

Shinji Kagawa

O Post de hoje do blog é comemorativo. Como eu disse anteriormente, a idade limite para provar que não é mais "promessa"e sim "realidade" é de 22 anos. E como hoje, dia 17 de Março de 2012, Shinji Kagawa completa seus 23 anos, o blog não poderia deixar de falar de umas das maiores jovens estrelas da atualidade.




Crédito:Uefa.com



Idade: 23 anos
Nacionalidade:Japonesa
Altura:172 cm
Clube atual:Borussia Dortmund
Posição: Meio-campo ofensivo, Ponta esquerda, Ponta direita e Segundo atacante.
Valor de mercado: 17.000.000€ ( transfermarkt.co.uk)



Shinji Kagawa começou jogando futebol na adolescência, logo se notava no jovem japonês uma certa diferença de seus amigos. Kagawa passou por dois clubes na juventude, o Kobe NK Football Club e o FC Miyagi Barcelona, o ótimo futebol do jovem chamou anteção de grandes clubes do futebol japônes, que logo notaram que Kagawa estava muito acima dos outros jogadores da sua idade. O Cerezo Osaka foi mais esperto e rapidamente contratou o atleta para reforçar o time, Kagawa foi o primeiro jogador da história a assinar um contrato profissional antes de terminar o ensino Médio (exceto jogadores vindo da YJL).

Kagawa rapidamente conquistou a posição titular na equipe japonesa, depois de uma pré-temporada, onde marcou cinco gols, o meio-campista adiquiriu a confiaça dos torcedores do Cerezo,que o tinham como grande esperança de promoção à J-League. Entretanto somente o talento de Kagawa não foi sufisciente para o acesso à elite do futebol japonês, mas os 16 gols em 27 jogos no campeonato fizeram que a jovem estrela fosse notada também fora dos territórios asiáticos.

Na Copa do Mundo Sub-20 de 2007, disputada no Canadá, Kagawa foi um dos destaques dos samurais azuis e chamou atenção do mundo inteiro com sua habilidade e velocidade. Jogando bem pelo Cerezo, Kagawa foi rapidamente convocado para a seleção japonesa pricipal, em um jogo pela Krin Cup contra a Costa do Marfim ele faria sua estréia aos 18 anos de idade.

Antes de se transferir para o Borussia, Kagawa ainda teve um ótimo rendimento jogando a J2 pelo Cerezo Osaka, onde conseguiu anotar 27 gols e dar 13 assistências. Na ocasião o jogador foi considerado o MVP daquela temporada da J2, e números como esses não passaram despercebidos diante dos clubes europeus, mas Kagawa permaneceu focado no Cerezo onde anotou mais alguns gols no time recém promovido à elite do futebol japonês.
Kagawa com a camisa do Cerezo Osaka do Japão

O Cerezo acabou cedendo e vendeu o meio-campista para o Borussia Dortmund pela quantia de 350 mil euros em meados de 2010, valor baixo para os padrões europeus. O clube japonês alegou que a única saída foi liberar o jogador, já que seu contrato expiraria em pouco tempo e a equipe poderia ficar sem nenhuma compensação financeira.

Kagawa estreou no campeonato alemão no dia 23 de outubro de 2010  já marcando seu primeiro gol na Bundesliga, o terceiro pela camisa do Borussia, já que dias antes o jovem ajudou o BVB a se classificar para as fases de grupo da Europa League marcando dois gols contra o Qarabağ Ağdam. Logo o Japonês caiu nas graças da torcida,se tornando juntamente com Mario Gotze,grande esperança de gols do time alemão.

O jovem meio-campista acabou se machucando no meio da disputa da Bundesliga, mas seus oito gols e um ótimo primeiro turno ajudaram o Borussia a ser campeão alemão após anos na fila de espera. Kagawa, apesar de machucado foi nomeado para a seleção da temporada 2010/2011.

O Borussia lidera o campeonato alemão da temporada 2011/2012 com 59 pontos, cinco á mais do que o segundo colocado Bayern de Munique. A equipe de Dortmund já está virtualmente classificada para a Champions League da próxima temporada e têm tudo pra conquistar pela segunda vez consecutiva a competição doméstica. Kagawa voltou a ser importante para o time marcando Gols e dando inúmeras assitências para seus companheiros de equipe.

Kagawa em ação pelo Borussia.Crédito:Getty Images


Análise

Quando vemos Shinji Kagawa pela primeira vez, logo vem á tona aquele velho preconceito com atletas asiáticos característico de grandes escolas do futebol mundial como o Brasil. Seu porte físico nos faz imaginar mais um jogador sem talento que só tem  velocidade e resistência como qualidades. Mas Kagawa é mais um daqueles exemplos que o preconceito nada mais é do que falta de conhecimento e inteligência por parte dos tolos.

Sim, o japonês é mais um daqueles jogadores rápidos e com ótima resistência, mas não é só isso, Kagawa é um jogador fora de série no quesito inteligência, às vezes brincamos com a disciplina e sabedoria dos asiáticos e o exemplo não poderia melhor ser aplicado ao baixinho nipônico. Rápido, ótimo posicionamento, visão de jogo privilegiada, obediência tática e o fundamental "jogo de equipe" são características que fazem Kagawa ser um dos melhores jogadores em atividade na Alemanha e um dos melhores japoneses da história.

Juntamente com Gotze, Lucas Barrios, Kuba e Lewandowiski, o Borussia talvez tenha o contra-ataque mais temido da Bundesliga. Kagawa pode não ser aquele centro-avante clássico mas quando chega frente a frente com o goleiro, o japonês, com extrema frieza, não costuma perder. Consegue fazer a função de armador, mas o técnico do Borussia, Jurgen Klopp, sabe que o nipônico é melhor aproveitado jogando perto dos atacantes e principalmente do gol.

O jovem jogador talvez tenha como principal inimigo seu próprio corpo, pequenas ou grandes lesões atrapalham o jogador do Borussia a desenvolver seu melhor futebol e se firmar como um dos grandes jogadores do futebol europeu. O porte físico também é um obstáculo para Kagawa, que, apesar disso resiste bem as fortes dívididas dos zagueiros da Bundesliga.
 

Nota do Jogador: 9.2

Vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário