domingo, 22 de abril de 2012

Mario Götze


Idade: 19 anos

Nacionalidade: Alemã

Altura: 1.76 m

Clube atual:Borussia Dortmund

Posição: Meio-campo ofensivo, Ponta esquerda, Ponta direita e Segundo atacante.

Valor de mercado: 30.000.000 € ( transfermarkt.co.uk)


Mario Götze começou a carreira jogando pelas categorias de base do Rosenberg, com apenas cinco anos de idade. Mesmo tão jovem, o jogador se destacou durante o ano em que ficou no clube, se mudando no ano seguinte para o Eintracht Hombruch, clube pelo qual atuou durante três temporadas e teve grande destaque. Chamou atenção dos olheiros dos grandes clubes alemães que viram no jogador um talento diferente dos demais atletas da sua idade.Götze foi chamado para um período de testes no Borussia Dortmund, onde foi aprovado e efetivado nas categorias de base do clube alemão.

O jovem passou praticamente por todas as categorias de base do Borussia Dortmund, e durante os oito anos que ficou na Borussia Youth academy conquistou diversos títulos, entre eles dois campeonatos alemães regionais sub-17 e sub-19. Em 2007 as grandes atuações fizeram com que o jovem fosse notado pelos técnicos das seleções de base, que o convocaram para os selecionados sub-15 e sub-16, Götze inciava naquele ano o vasto currículo em seleções. O jogador passou por todas as categorias presentes nas convocações de base, até chegar à seleção principal.

Götze estreou pelo Borussia Dortmund dia 21 de novembro de 2009, em partida realizada  contra o Mainz 05 pela Bundesliga. O jovem susbistitui Kuba Błaszczykowski aos 43 minutos do segundo tempo. Aos 17 anos o atleta jogava pela primeira vez com a camisa do Borussia, clube pelo qual atuou durante toda a infância e adolescência. Estrear tão precoce pelo BVB, fez com que Götze se tornasse o jogador mais jovem a atuar por um clube alemão na bundesliga. O jogador marcou seu primeiro gol com a camisa negra-amarela no dia 29 de agosto de 2010, em partida contra o Stuttgart, vencida pelo Borussia por 3 a 1.


Com grandes atuações com a camisa do Borussia, onde se tornou o principal jogador ao lado do japonês Shinji Kagawa, Gotze foi lembrado pelo técnico da seleção alemã Joachin Löw, que o convocou pela primeira vez em 2010 para um amistoso disputado contra a seleção Suéca de futebol. Götze com apenas 18 anos e com passagens por todas as seleções de base da Alemanha se tornaria o primeiro jogador convocado pela seleção alemã a nascer após a reunificação das Alemanhas, Oriental e Ocidental.

As 11 assistências e os seis gols na temporada 2010/2011 não renderam apenas convocações para a seleção principal. Götze foi aclamado com o prêmio Golden Boy, concedido pela revista italiana Tuttosport, para o jogador com maior destaque nos principais campeonatos europeus. A idade limite para a conquista do prêmio é de 21 anos.


Mario Götze é frequentemente especulado nos grandes clubes europeus. Real Madrid, Barcelona, Arsenal e Chelsea já fizeram fortes investidas contra o Borussia Dortmund para contar com o futebol da jovem estrela alemã, mas Götze sempre afirmou que seu compromisso era com o Borussia, e o concretizou ao renovar com o clube de Dortmund até junho de 2016, acabando assim com as especulações quanto à sua transferência para outras ligas européias.


Análise

Gotzinho, apelido dado pelos fãs alemães à jovem estrela do Borussia fazendo alusão ao craque brasileiro Ronaldinho Gaúcho, é um jogador espetacular, diferenciado, e mostra isso dentro de campo. Götze tem números invejáveis para os jovens de sua idade, passou por todas as categorias de base da seleção alemã, foi o destaque principal em todas, estreou com apenas 17 anos na Bundesliga, feito  inédito até entã, e com apenas 19 anos é nome frequente nas listas convocatórias do técnico Joachin Löw.

Números como esses só fazem crescer a reputação do jovem, que é dono de um grande talento na perna direita. Gotze que joga tanto de armador, como de atacante pelas pontas, tem uma ótima visão de jogo, que o credencia a ser um dos principais garçons do bi-campeão alemão Borussia Dortmund. Com dribles rápidos o jovem se tornou um dos jogadores mais versáteis da bundesliga, fazendo com que as partidas do campeonato Alemão se tornassem mais agradáveis de se assistir. A finalização é um dos pontos fortes do jogador que apesar de não ser o principal artilheiro do Borussia Dortmund, sempre faz seus golzinhos para ajudar o clube de Dortmund.


A versatilidade faz com que Gotze seja uma das melhores opções para o técnico do Borussia Dortmund, Jurgen Klöpp, para armar o  clube Alemão. Jogar pelas pontas ou centralizado credencia Gotzinho a ser peça fundamental, como titular ou no banco, para o técnico Joachin Löw na disputa da Eurocopa 2012. Em uma eventual ausência de Özil ou Podolski, o jogador do Borussia poderia suprir com competência as necessidades técnicas da seleção Alemã para a disputa do torneio continental.

O Principal problema de Götze é sem dúvidas as frequentes lesões que o jovem sofre. O jogador ficou de fora de boa parte do campeonato Alemão, com uma contusão no púbis, e só voltou na reta final da disputa, para ser campeão do torneio.

 A pouca experiência também é um dos defeitos de Götze, que às vezes têm surtos de juvenil, quando tenta passar por três ou quatro marcadores quando poderia tocar para um companheiro mais próximo, ou fazer uma jogada simples. Götze tem muito a evoluir, é novo e tem grande potencial para se tornar o principal jogador alemão. Devemos temer Götze e companhia na copa de 2014? São cenas dos próximos capítulos...

Nota do Jogador: 9.0

Gotzinho em ação: 

 



O post de hoje do blog é também uma homenagem ao Borussia Dortmund, que se sagrou neste sábado, 21 de abril, campeão da Bundesliga temporada 2011/2012. Parabéns BVB!

Créditos: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário